Uma cartografia literária Rio adentro

Uma cartografia literária Rio adentro

Uma cartografia literária Rio adentro

A dica cultural desta semana é de um livro de contos que de alguma maneira dialoga com o dia a dia do Oficial de Justiça. No final de julho, em seu relato para a série “Crônicas oficiais”, o OJ Leonardo Rebellato contou que, ao ingressar na Justiça Federal, no ano de 2000, viu que suas atribuições exigiriam “mais familiaridade” com os bairros onde atuava: Bonsucesso, Ramos, Olaria e Penha.

Como os mapas eram precários, “e os Guias de Ruas não registravam a existência de inúmeros logradouros em favelas”, Leonardo recorreu até a plantas cartográficas no Instituto Pereira Passos de Urbanismo.

“Rua de dentro”, o novo livro do escritor Marcelo Moutinho (Editora Record), oferece uma outra cartografia da geografia carioca. Pela lente do autor, que passou a infância no bairro de Madureira, a paisagem do Rio de Janeiro emerge como uma personagem onipresente nos 13 contos que compõem esta obra, feito um mosaico.

Não espere os cartões postais mais conhecidos do país. Moutinho – vencedor do Prêmio da Biblioteca Nacional, com seu livro anterior, “Ferrugem” -  desvia-se dos clichês da cidade maravilhosa para privilegiar os espaços menos glamourizados que a constituem, detendo-se nas agruras, complexidades e delícias do cotidiano de seus habitantes.

Foto: Leo Aversa

admin

Close