Notícias

A festa da vitória dos Oficiais de Justiça

A festa de fim de ano da Assojaf-RJ não poderia ter ocorrido em data mais oportuna. Realizada na última sexta-feira (15), um dia depois da derrubada do veto presidencial nº 25/2023 no Congresso Nacional, confirmando a legalidade do pagamento acumulado da VPNI e GAE para os Oficiais de Justiça, a confraternização, realizada no Leme Tênis Clube, deu aos oficiais e oficialas do estado do Rio de Janeiro a chance de soltar o grito de vitória, pela conquista tão suada, com muita dança.

Com o salão lotado, Oficiais de Justiça de várias gerações aproveitaram o encontro para matar as saudades e colocar o papo em dia, mas principalmente para brindar pela retomada da VPNI após longos seis anos.

Por alguns minutos, representantes da Assojaf-RJ e da Fenassojaf pediram a palavra para lembrar o momento histórico vivido por todos. “É preciso destacar a união da categoria do Rio de Janeiro que tem garantido vitórias importantes, como o avanço contra a desjudicialização e o início da luta contra o corte da VPNI, lembrando que o estado do Rio foi o primeiro a sofrer com essa medida”, afirmou a presidente da Fenassojaf, Mariana Liria.

“Diversos colegas passaram por muito sofrimento e muita incerteza com o corte da VPNI. Esse processo foi longo, passou pela esfera administrativa dos tribunais, depois judicial, tivemos uma representação em face do TCU, em 2020, então partimos para a esfera legislativa pelo PL 2342, e nossa emenda foi vetada, até que finalmente, ontem nós conseguimos a derrubada do veto presidencial que nos garante a legalidade da manutenção da VPNI”, relembrou a dirigente, antes de agradecer a cada colega que “fez parte dessa luta”.

A presidente da Fenassojaf aproveitou para anunciar que nesta terça-feira, às 16h30, pelo seu canal no YouTube, a associação nacional realiza uma live para esclarecer dúvidas legais em relação à volta da VPNI.

Em seguida, Fátima Patrício, diretora jurídica da Assojaf-RJ e diretora de aposentados da Fenassojaf, complementou o recado, lembrando uma etapa importante na jornada até a derrubada do veto presidencial: a formação de uma frente parlamentar em defesa dos Oficiais de Justiça no Congresso Nacional.

“Temos que nos valorizar, nos respeitar e nos impor porque nós somos Oficiais e Oficialas de Justiça com muito orgulho. Parabéns para todos nós, pela Fenassojaf, por seus 25 anos, e pela Assojaf-RJ, por seu papel histórico nessa luta, sob a liderança do nosso amigo Sergio Gonçalves, por tantos anos dirigindo a nossa associação”, celebrou, dando a senha para que a festa seguisse na mais alta voltagem.

Era hora de soltar o grito preso na garganta ao longo das últimas semanas, quando toda a categoria – Fenassojaf, Fenajufe e associações estaduais como a Assojaf-RJ – intensificou a atuação junto aos parlamentares para a conquista da derrubada do veto. E a vitória veio!