“ASSOJAF-RJ PODE AJUDAR COLEGAS A LIDAR COM O CENÁRIO PÓS-PANDEMIA”, AFIRMA NOVA DIRETORA DE COMUNICAÇÃO
Uma das principais preocupações da nova diretora de comunicação social da Assoja-RJ, Alessandra da Silva Garcia, é com o cenário pós-pandemia que os oficiais de justiça terão pela frente.

“Que quadro encontraremos ao voltarmos às execuções, com famílias e empresas falidas, processos trabalhistas e cíveis se acumulando? Será que estamos preparados?”, questiona.
Sua pergunta não tem nada de retórica. Como Oficial de Justiça do Trabalho desde 1999, com pós-graduação em Direito do Trabalho pela Universidade Candido Mendes, Alessandra já vive na pele situações delicadas.
“Minha preocupação é pertinente porque executo residências. Agora, com a sociedade mais fragilizada, tanto do ponto de vista econômico quanto emocional, pergunto como enfrentaremos os destroços deixados por essa crise em variados aspectos”, diz.
Alessandra atua na Coordenadoria de Gerenciamento de Mandados (antiga Central de Mandados) – Capital do TRT-1, na área da Ilha do Governador, após passar seus primeiros anos pelo Centro e o Méier.
É com base nessa experiência que a diretora de comunicação social projeta este que deverá ser um dos grandes desafios da categoria nos próximos anos: manter equilíbrio emocional diante de um cenário no qual os ânimos de muitos jurisdicionados estarão mais exaltados do que a média.
“Acredito que os Oficiais precisarão de apoio psicológico para que o encontro com famílias destruídas, considerando ainda a condição coercitiva de alguns mandados a serem cumpridos, não se torne o estopim de uma depressão ou outras doenças psicossomáticas já tão comuns dentro do quadro de Oficiais atuantes”, explica.
Para enfrentar esse verdadeiro teste de resistência, Alessandra Garcia acredita no poder da comunicação. Para a diretora, os canais de comunicação da Assojaf-RJ podem desempenhar um papel importante dando voz aos colegas do estado do Rio de Janeiro e ajudando a categoria, de uma forma geral, a lidar melhor com esse novo cenário.