Chega a 73 número de Oficiais de Justiça mortos pela Covid-19
Após um ano e dois meses, 73 Oficiais de Justiça federais e estaduais foram mortos pela Covid-19 no Brasil. Apenas nos primeiros 12 dias de maio, faleceram cinco Oficiais de Justiça em decorrência da doença. As duas últimas vítimas eram colegas do estado do Rio de Janeiro: Francisco Arruda, no dia 6, na capital fluminense, e Josias de Almeira Borges, no dia 11, na cidade de Nova Iguaçu.
Francisco Arruda era servidor da Justiça Federal desde 1989, lotado na Seção Judiciária do RJ, tendo exercido a função na capital e Subseção de Niterói. Segundo informações do Sisejufe/RJ, o Oficial estava internado na UTI e entubado há dias. Era um dos Oficiais de Justiça mais respeitados no estado em razão da longa experiência ininterrupta no cumprimento de mandados.
Já Josias de Almeida Borges Em nota o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Rio de Janeiro (Sindojus-RJ) estava lotado em Nova Iguaçu. Chefiou a Central de Mandados de Nova Iguaçu por muitos anos.
A Assojaf-RJ é solidária com a dor dos familiares e amigos de Francisco Arruda e Josias de Almeida Borges, bem como de todos os colegas que perderam a vida para a Covid-19.
“Vale lembrar que muitos deles foram contaminados no exercício de suas funções, o que reforça a importância de, neste momento, dar-se preferência ao cumprimento dos mandados por meios remotos, até que todos os Oficiais de Justiça estejam vacinados”, defende o presidente da Associação Sergio Gonçalves.
De acordo com levantamento feito pela Fesojus, em parceria com o Sindojus-DF (Unioficiais) e portal InfoJus Brasil, dos 73 oficiais de Justiça vitimados pela Covid-19, 43 estavam na ativa e 30 eram aposentados.
O Brasil somou, até o dia 12 de maio, 428.256 mortes e 13,3 milhões de casos relacionados à Covid-19.
Com informações da Fenassojaf (Caroline P. Colombo), do Sisejufe/RJ e Sindojus-RJ
Foto: Pixabay