Notícias

Diretor da ASSOJAF-RJ faz palestra na Aeronáutica

O Diretor da ASSOJAF-RJ, Ricardo Rodrigues, falou a uma plateia de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro, sobre o “Sistema Processual Penal Militar e as Drogas”. A palestra, na manhã de 27 de maio, destacou os principais aspectos da responsabilidade dos militares diante do tema, além de abordar ações de conscientização, prevenção e acolhimento para quem enfrenta os desafios da drogadição.

O convite partiu do Brigadeiro Alex Orçay Reis, Diretor de Administração da Aeronáutica. Ricardo mantém forte vínculo com as organizações militares, sempre se colocando à disposição para colaborar em cursos e palestras. Eventualmente, é convidado também por unidades da Marinha e do Exército para tratar de assuntos do seu cotidiano profissional, como assédio sexual, crime de deserção e drogas, disseminando conhecimento sobre a Justiça Militar da União e o papel dos Oficiais de Justiça.

Dos 16 aos 29 anos, Ricardo serviu como militar — primeiro na Escola Militar e, posteriormente, na Base Aérea do Galeão, onde atuou na assessoria jurídica. Graduado em Direito e especializado em Direito Militar, deixou a Força Aérea Brasileira em 2003. Atualmente, trabalha na Justiça Militar da União.

“Eu fico feliz em levar alguma contribuição à tropa sobre um desses temas, em colaborar para a formação deles”, afirma.