Nova diretoria Assojaf-RJ conta com Fenassojaf em sua primeira reunião
Assojaf-RJ e Fenassoja-RJ se reuniram para alinhar suas ações comuns, usando como referência o planejamento estratégico e a política de comunicação compartilhada pelas entidades. A primeira reunião da diretoria recém-eleita da Assojaf-RJ (para o triêno 2024-2027) aconteceu no último dia 27 de setembro, na sede da Associação.

Estiveram presentes, pela Associação, além do presidente Sergio Gonçalves, a vice-presidenta Fátima Patricio, que exerce também o cargo de diretora de Aposentados na Fenassojaf; o secretário Ricardo Rodrigues de Brito; a diretora Jurídica Eliene Neves Valadão; e o tesoureiro Webster Santos de Oliveira. Já a Fenassojaf foi representada pela presidenta Mariana Liria, que também é associada à Assojaf-RJ.
Um dos pontos de destaque foi a comunicação institucional. Deliberou-se pela criação de um grupo de WhatsApp da Assojaf-RJ, do qual todos os filiados serão convidados a participar e onde a diretoria postará comunicados de interesse da categoria no estado. Fundada em 28 de novembro de 1984, há quase 40 anos, a Assojaf-RJ é a mais antiga associação de oficiais de justiça federais, e conta hoje atualmente com mais de 370 associados, distribuídos entre o Tribunal Regional do Trabalho, a Justiça Federal e a Militar.
Mariana Liria destacou a importância da Fenassojaf ouvir as demandas da Assojaf-RJ, no que ela chama de “caminhada coletiva”. “Falamos sobre as lutas que a Fenassojaf tem travado, onde caminhamos juntos, entidade nacional e estadual. Foi um encontro valioso para pensarmos o que queremos e como cada um pode contribuir”, diz.
“Ano passado a Fenassojaf fez 25 anos e a Assojaf-RJ completará 40 e é sempre bom lembrar que a Fenassojaf foi fundada no Rio de Janeiro, e foi aqui que toda a nossa história de lutas e conquistas começou”, resume. A presidenta da Fenassojaf lembra que quem secretariou a reunião de fundação da Fenassojaf foi ninguém menos que Sergio Gonçalves, o hoje presidente da Assojaf-RJ.
Durante o encontro, Liria fez uma apresentação repassando momentos recentes históricos vividos pela Fenassojaf, como a manutenção do pagamento acumulado da VPNI e GAE para os Oficiais de Justiça, no ano passado, e em março deste ano, quando pela primeira vez, o Plenário do Congresso Nacional foi tomado por Oficiais de Justiça em uma sessão solene que reconheceu a importância e homenageou esses servidores, fundamentais para fazer valer a Justiça para o cidadão brasileiro. Lembrou, também, que no último ano a entidade, juntamente com as representações nacionais dos oficiais estaduais – Afojebra e Fesojus – foi recebida pelo Ministro da Justiça e pelo Presidente do STF.
A segurança dos Oficiais de Justiça também mereceu destaque especial na reunião, além da continuidade das ações judiciais em defesa de colegas, atualmente em curso.
“A reunião inaugural da nova gestão da Assojaf-RJ não poderia ser mais auspiciosa, pois além de uma diretoria unida e focada nas metas da nossa categoria, contou com duas colegas do Rio de Janeiro que hoje nos representam na nossa entidade nacional: Mariana Liria, nossa presidenta, e minha vice-presidenta Fatima Patricio, que lidera a luta dos colegas aposentados de todo Brasil. Essa sinergia renova as forças e, seguramente, nos será a base de novas conquistas”, concluiu Sergio Gonçalves.